quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Maionauta"

     Eu deveria estar estudando. Mas estou aqui, ainda intrigada por não ter encontrado essa palavra.
     A primeira procura foi no dicionário, "o Aurelião" - como o chamo carinhosamente. 435 mil verbetes, locuções, definições. Comprei-o em 12 vezes. Mas não tem "maionauta".
     Até naveguei, também não encontrei. Me senti aliviada, seria uma decepção imponente livro, que adorna minha estante e curiosidade, não ter tal palavra e eu encontrá-la na internet.
     Bem ... o jeito foi dissecá-la.
     "Nauta" - sabemos o que é - que navega.
     "Maio" - o quinto mês do ano (deduzi ser esse o significado usado por conta do detentor de intrigante perfil ser geminiano, e esses são nascidos entre 21 de maio e 20 de junho - assim como eu); por outro lado, maio também é relacionado à primavera - tempo de flores e alegria - como o próprio dicionário nos fala.
     Primeiro pensei em quem navega nas flores: abelhas, borboletas, pássaros. Quem tem o pólen agarrado às suas patas e assim o carrega. A fecundação depende disso.
     Mas ... o pólen também é levado pelo vento. Nesse caso, o maionauta não seria quem carrega o responsável pela fecundação, mas sim o próprio responsável por essa, aquele capaz de produzir.
     Não sei o que maionauta significa pra esse distinto rapaz do site de relacionamentos, tampouco quero saber se em algum lugar encontramos tal verbete.
     No meu dicionário, o seu significado é:

MAIONAUTA: aquele que produz deixando-se levar pelos ventos da vida.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário